O Instituto Teias da Juventude, ao longo de seus 13 anos de atuação, vem se consolidando como uma Organização da Sociedade Civil séria, ética e comprometida com a transformação de vidas e com o bem-estar da sociedade. Por meio de seus projetos sociais, o ITJ já impactou positivamente milhares de jovens, famílias e comunidades, promovendo oportunidades, inclusão social e desenvolvimento humano.
Neste ano de 2026, o Instituto Teias da Juventude apresenta mais um projeto: Dandara dos Palmares, uma iniciativa que reafirma o compromisso da instituição com a promoção do bem-estar, equidade de gênero e raça, além do desenvolvimento nas comunidades nas quais irá atuar. Aprovado em 2º lugar, em âmbito nacional, no Edital SGTES/MS Nº 6, de 05 de setembro de 2023, o projeto Dandara dos Palmares terá como principal objetivo reduzir os agravos à saúde mental das trabalhadoras do SUS vítimas de preconceitos e violências em centros de saúde da família. Para tanto, realizará práticas de cuidado/autocuidado e a promoção da saúde mental das trabalhadoras, além de ações educativas com equipes de saúde e comunidades, contemplando 12 unidades de saúde.
Para Márcia Santos, Coordenadora do projeto Dandara e Diretora-Presidente do Instituto Teias da Juventude, “Esse projeto é uma importante iniciativa para contribuir na redução de violências e preconceitos contra mulheres em seus espaços de trabalho, no SUS.” Vamos realizar atividades terapêuticas, além de ações comunicacionais que levem informações e sensibilizem as comunidades sobre a redução de preconceitos e violências que deixam marcas severas nestas mulheres.”
O Projeto Dandara dos Palmares é desenvolvido pelo Instituto Teias da Juventude, com financiamento do Ministério da Saúde e apoio da Secretaria da Saúde de Sobral.
Instituto Teias da Juventude lança projeto Dandara dos Palmares, voltado para as trabalhadoras do SUS
Reviewed by
itjsobral
on
fevereiro 20, 2026
Rating:
5