Ads Top

Assessor institucional do ITJ participa de Curso Interdisciplinar em Direitos Humanos


O assessor institucional do Instituto Teias da Juventude – ITJ e Coordenador dos Direitos Humanos de Sobral, Francisco Silva “Chiquinho”, participou do VIII Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, que teve como foco principal o tema: "Os direitos humanos dos vulneráveis, marginalizados e excluídos”. O curso ocorreu entre os dias 16 e 27 de agosto, em Fortaleza, Ceará.

Fundado em 1990, com sede em Fortaleza, o Instituto Brasileiro de Direitos Humanos é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja finalidade é desenvolver o ensino e a pesquisa dos direitos humanos, assim como garantir sua promoção. Para isso realiza congressos, fóruns, seminários, cursos e conferências, promove intercâmbio com entidades congêneres ou não, nacionais e estrangeiras.  O Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos é promovido pelo Instituto Brasileiro de Direitos Humanos (IBDH) e pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos (IIDH), através de seu Escritório Regional para a América do Sul em Montevidéu, em parceria com o Centro de Estudos e Treinamento (CETREI) da Procuradoria Geral do Estado do Ceará e com o apoio de numerosas instituições.



Neste mês de agosto, o curso se portou em diversas conferências, painéis nacionais e internacionais voltados aos Direitos Humanos nos âmbitos municipais, estaduais, federal e às propostas inovadoras. 

Para Chiquinho Silva, que esteve no evento representando a Comissão Pastoral da Terra - CPT e a Coordenadoria dos Direitos Humanos da SEDHAS, o curso foi uma excelente experiência e oportunidade para o fortalecimento da luta por dignidade.

 

"Considero uma oportunidade muito importante para trocas de experiências, qualificação e para aprimorar conhecimentos que deverão colaborar muito com o desenvolvimento das ações de Direitos Humanos do município de Sobral, sobretudo no fortalecimento da luta para que a dignidade se torne costume. A luta dos Direitos Humanos é diária, constante e permanente na busca por uma sociedade justa, fraterna e igualitária.” Disse Chiquinho.



O
assessor institucional do Instituto Teias da Juventude ainda compôs o Júri simulado do Curso Interdisciplinar em Direitos Humanos, como juiz na Corte Interamericana de Direitos Humanos.

O evento acontece duas vezes por ano com objetivo de ser um espaço acadêmico de capacitação e diálogo, de intercâmbio de experiências e elaboração de propostas de ações tendentes à busca de soluções para os problemas de Direitos Humanos do Brasil.

Participam das conferências, defensores dos direitos humanos, profissionais das forças de segurança, juízes, promotores, defensores públicos, gestores públicos e executores de políticas públicas de direitos humanos.


Instituto Teias da Juventude


O Instituto Teias da Juventude parabeniza o Fundador e Assessor Insititucional, Chiquinho Silva, pela importante participação e formação no Curso Brasileiro Interdisciplinar em Direitos Humanos, valiosíssimo para que continue fomentando a luta pela dignidade humana.


Tecnologia do Blogger.