Jovens e adolescentes participam de curso de produção audiovisual
Os jovens do Instituto Teias da Juventude participam e concluem a primeira etapa da Oficina de Produção Audiovisual promovida pela Coordenadoria de Políticas públicas e Promoção de Igualdade - CEPPIR/SPS do Governo do Estado do Ceará, em parceria da Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral /SEDHAS.
Nos dias 8 e 9 de outubro, doze jovens do ITJ participaram da primeira etapa da Oficina de Produção audiovisual e criação de vídeos para Promoção da Igualdade Racial. Durante o workshop, os adolescentes puderam conhecer as relações raciais na história do cinema, além das aulas teóricas básicas acerca da produção de vídeos e equipamentos. Os jovens também participaram de momentos criativos.
Os adolescentes retornarão para a segunda e última etapa da oficina que está marcada para os dias 14 e 15/out (sexta e sábado), na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, no bairro do Junco. Ao final do curso os participantes farão um experimento em audiovisual, com criação, roteirização, direção e edição coletiva.
Durante a realização do evento a organização fornece alimentação aos jovens e adolescentes que participam durante todo o dia. Após a conclusão do curso as 25 pessoas entre 15 e 29 anos receberão certificado em produção audiovisual.
Além dos jovens que representam o ITJ, participam da oficina adolescentes e jovens representantes de outros projetos sociais, povos de terreiros, comunidade LGBTQIAP e população negra.
O curso é uma realização da Coordenadoria de Políticas públicas e Promoção de Igualdade - CEPPIR/SPS do Governo do Estado do Ceará, através do convênio com a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Em Sobral essa ação, contou com a parceria da Coordenadoria dos Direitos Humanos de Sobral /SEDHAS. Como uma intervenção importante de apoio às políticas públicas de igualdade racial, superação do racismo Institucional, fortalecimento Identitário e do processo de auto reconhecimento étnico e enfrentamento ao racismo junto às juventudes.
Para o Coordenador dos Direitos Humanos de Sobral e Assessor Institucional do Instituto Teias da Juventude, Chiquinho Silva, essa ação é muito importante como preparativos de construção para a semana da Igualdade Racial e de consciência negra a ser realizada em Sobral ainda este ano, com vista numa cidade sem racismo.