Intercâmbio Cultural leva 75 jovens para Fortaleza e comunidade indígena em Caucaia
O Instituto Teias da Juventude - ITJ, promoveu mais uma grande atividade de conhecimento para os jovens acompanhados pelo Projeto Vida Nas Teias da Cultura. Desta vez, uma comitiva composta por 92 pessoas, sendo 75 adolescentes, participaram do Intercâmbio Cultural nas cidades de Fortaleza e Caucaia.
Com intuito de conhecer equipamentos de promoção cultural de Fortaleza, tradições e a cultura indígena do povo Tapeba, em Caucaia, região metropolitana da capital cearense, o ITJ viabilizou a dezenas de jovens uma viagem instigante e extremamente abundante em conhecimento, através do Intercâmbio Cultural.
A comitiva iniciou excursão na madrugada da última sexta-feira (10), em direção a Fortaleza, capital do estado do Ceará, onde durante o dia visitaram equipamentos culturais como o Museu da Fotografia, Caixa Cultural de Fortaleza e o Ministério Público do Trabalho do Ceará - MPT/CE, este último, parceiro do Instituto Teias da Juventude.
Museu da Fotografia
No Museu da Fotografia os jovens puderam desfrutar de uma visita guiada pela Fortaleza Antiga, pela era de ouro de Hollywood e a bordo do avião de Santos Dumont.
A Máquina do Tempo, mostra de curadoria de Denise Mattar, transportou os jovens ao passado em uma imersão que explora como a arte e a visualidade humana foram transformadas pela fotografia ao longo do tempo.
Caixa Cultural
A exposição Cidadela apresenta 15 “casas-corpos” que estimulam a imaginação com a descoberta de minimundos em cada uma delas. A Cidadela é uma fortaleza que oferece um território livre para que as crianças vivenciem o corpo como um espaço de autonomia e identidade por meio de sua percepção, espacialidade e expressão. Além disso, o percurso de visitação é guiado pelo som das águas, do vento, do pisar na terra e do crepitar do fogo.
Durante a visita os jovens puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo MPT, suas principais áreas de atuação e importância para a sociedade. Na oportunidade, Chiquinho Silva falou sobre a atuação e contribuição do Instituto para a vida de familiares e jovens dos territórios atendidos pelo Projeto Vida Nas Teias da Juventude.
A comitiva do ITJ formada por 92 pessoas, entre elas 75 jovens, foi recebida com muito carinho, brindes, sorteio e coffee-break.
Nossa Gratidão as pessoas que fazem o MPT-CE, pelo acolhimento e oportunidade dos jovens vivenciarem esse momento. Agradecemos a Dra Ana Valéria pela parceria e carinho.
VEJA TAMBÉM: Produção audiovisual do Intercâmbio Cultural