Ads Top

Intercâmbio Cultural leva 75 jovens para Fortaleza e comunidade indígena em Caucaia

O Instituto Teias da Juventude - ITJ, promoveu mais uma grande atividade de conhecimento para os jovens acompanhados pelo Projeto Vida Nas Teias da Cultura. Desta vez, uma comitiva composta por 92 pessoas, sendo 75 adolescentes, participaram do Intercâmbio Cultural nas cidades de Fortaleza e Caucaia.


Com intuito de conhecer equipamentos de promoção cultural de Fortaleza, tradições e a cultura indígena do povo Tapeba, em Caucaia, região metropolitana da capital cearense, o ITJ viabilizou a dezenas de jovens uma viagem instigante e extremamente abundante em conhecimento, através do Intercâmbio Cultural.

A comitiva iniciou excursão na madrugada da última sexta-feira (10), em direção a Fortaleza, capital do estado do Ceará, onde durante o dia visitaram equipamentos culturais como o Museu da Fotografia, Caixa Cultural de Fortaleza e o Ministério Público do Trabalho do Ceará - MPT/CE, este último, parceiro do Instituto Teias da Juventude.

Museu da Fotografia

No Museu da Fotografia os jovens puderam desfrutar de uma visita guiada pela Fortaleza Antiga, pela era de ouro de Hollywood e a bordo do avião de Santos Dumont.


A Máquina do Tempo, mostra de curadoria de Denise Mattar, transportou os jovens ao passado em uma imersão que explora como a arte e a visualidade humana foram transformadas pela fotografia ao longo do tempo. 


Caixa Cultural

No circuito, a Caixa Cultural de Fortaleza, onde os jovens puderam apreciar a exposição fotográfica Olho de Peixeque reúne visões variadas pela ótica criativa de 40 fotógrafos cearenses, sob curadoria de Ademar Assaoka. Uma experiência coletiva onde as mais de 80 imagens retratam sentimentos evidenciados no trabalho de cada fotógrafo.

A exposição Cidadela apresenta 15 “casas-corpos” que estimulam a imaginação com a descoberta de minimundos em cada uma delas. A Cidadela é uma fortaleza que oferece um território livre para que as crianças vivenciem o corpo como um espaço de autonomia e identidade por meio de sua percepção, espacialidade e expressão. Além disso, o percurso de visitação é guiado pelo som das águas, do vento, do pisar na terra e do crepitar do fogo.

A comitiva liderada pelo fundador e assessor institucional do ITJ, Chiquinho Silva, foi recebida pela procuradora do Trabalho Ana Valéria Targino. A procuradora-chefe do MPT-CE, Georgia Aragão, também esteve presente.

Durante a visita os jovens puderam conhecer mais sobre o trabalho realizado pelo MPT, suas principais áreas de atuação e importância para a sociedade. Na oportunidade, Chiquinho Silva falou sobre a atuação e contribuição do Instituto para a vida de familiares e jovens dos territórios atendidos pelo Projeto Vida Nas Teias da Juventude.

A comitiva do ITJ formada por 92 pessoas, entre elas 75 jovens, foi recebida com muito carinho, brindes, sorteio e coffee-break.

Nossa Gratidão as pessoas que fazem o MPT-CE, pelo acolhimento e oportunidade dos jovens vivenciarem esse momento. Agradecemos a Dra Ana Valéria pela parceria e carinho.

O Ministério Público do Trabalho do Estado do Ceará é importante parceiro do Instituto Teias da Juventude. Foi através da cooperação entre as duas instituições que pelo menos 9 jovens acompanhados ingressaram na universidade, em 2023.

A noite de sexta-feira foi na Escola Indígena Tapeba, na cidade de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, onde a comitiva foi recebida pelo coordenador de juventude do povo Tapeba, Ageu nascimento, quem dispensou toda atenção ao grupo de sobralenses. Hospedados na escola, tiveram o descanso necessário para as atividades de sábado (11), quando a comunidade indígena partilharia conhecimento, tradições, suas culturas e apresentaria o Terreiro Sagrado, onde acontecem os encontros, rituais e comemorações tradicionais daquele povo.


No Terreiro Sagrado, a comitiva conheceu uma das lideranças mais importantes do povo Tapeba, a D. Raimundinha, de 80 anos, que destacou parte da história explicando sobre as ocas no terreiro, educação indígena e sobre a festa cultural que ocorre no mês de outubro, quando todas aldeias se reúnem para a Feira Cultural, Jogos Indígenas e a Festa da Carnaúba, árvore sagrada para o povo Tapeba.

Nossa gratidão à Comunidade Tapeba, pelo acolhimento, por compartilhar a cultura e experiências do seu povo. Agradecimento especialmente ao grupo Dança Guerreira, às pessoas que nos acolheram na Escola Indígena, ao coordenador de juventude Tapeba, Ageu Nascimento, a D. Raimundinha, que encantou toda a comitiva com seu carinho e delicadeza. Nossa Gratidão ao advogado Felipe Martins, que contribuiu efetivamente na articulação que tornou essa visita realidade.

VEJA TAMBÉM: Produção audiovisual do Intercâmbio Cultural






Tecnologia do Blogger.